Efeito  da  DANADA....

Eu tinha lá em casa dez garrafas de cachaça da boa! Mas minha mulher obrigou-me a joga-las fora.

Peguei a 1ª garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia.
Peguei a 2ª garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia.
Peguei a 3ª garrafa, bebi o resto e joguei o copo na pia.
Peguei a 4ª garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo.
Peguei o 5º copo, joguei a rolha na pia e bebi a garrafa.
Peguei a 6ª pia , bebi a garrafa e joguei o copo no resto.
A 7ª garrafa eu peguei no resto e joguei a pia na 8ª garrafa.
Joguei a 9ª pia no copo, peguei na garrafa e bebi o resto.
O 10º copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia.


                                                      Engenho  VIP Ltda.






COMO FAZER UM ÓTIMO FERMENTO CAIPIRA:


FERMENTO DE FUBÁ E FARELO DE ARROZ PARA CACHAÇA


INGREDIENTES  : FUBA                           ( 6% DA CAPACIDADE DO ALAMBIQUE )
                                                                        EX.  900 LTS     =    54  KG

                                 FARELO DE ARROZ           (  1 % DA CAP.     DO ALAMBIQUE )
                                                                        EX.  900 LTSA  =    9  KG

                                 ROLETES DO MEIO DA CANA     ( DESPREZAR O PÉ  E A   PONTA)                                                                       QUEBRAR   OS  NÓS   COM  UM   PÔRRETE  
                                                                       LASCAR  AO  MEIO  PARA     
                                                                       FORRAR TODO O FUNDO DA DORNA DE
                                                                       FERMENTAÇÃO ).

                                GARAPA                      (CONFORME  DESCRIÇÃO A SEGUIR )

OBS:   De preferência, extrair os roletes de cana para para o preparo do fermento, da área do canavial que será utilizada ( cortada )  nos próximos dias. Assim, multiplicaremos o fungo gerados espontaneamente, no mesmo ambiente da cana que resultará na garapa (mosto )a ser fermentada.


PRIMEIRA ETAPA


-          PREPARAR OS ROLETES DE CANA E FORRAR O FUNDO DA DORNA.
-          ½  DO FUBÁ    (  27  KG )
-          ½  DO FARELO DE ARROZ   ( 4,5 KG )
-          10% DA CAPACIDADE DO ALAMBIQUE  EM GARAPA COM  BRIX ( 90 LTS)

ESPERAR BAIXAR  PARA 3º BRIX  ( PODE LEVAR ATÉ 3 DIAS, CASO NÃO ABAIXE EM 3 DIAS PASSE PARA A SEGUNDA ETAPA )


SEGUNDA ETAPA


-          10% DA CAPACIDADE DO ALAMBIQUE  EM GARAPA COM  BRIX ( 90 LTS)

ESPERAR BAIXAR PARA 4º BRIX  ( PODE LEVAR ATÉ 8 HORAS )


TERCEIRA ETAPA


-          10% DA CAPACIDADE DO ALAMBIQUE  EM GARAPA COM  BRIX ( 90 LTS)

ESPERAR BAIXAR PARA 4,5º BRIX  ( PODE LEVAR ATÉ 8 HORAS )
QUARTA ETAPA


-          ½  DO FUBÁ   (  27  KG )
-          ½  DO FARELO DE ARROZ   ( 4,5 KG )
-          10% DA CAPACIDADE DO ALAMBIQUE  EM GARAPA COM 11º BRIX (90 LTS)

ESPERAR BAIXAR PARA 5,5º BRIX  ( PODE LEVAR ATÉ 8 HORAS )


QUINTA ETAPA


-          10% DA CAPACIDADE DO ALAMBIQUE  EM GARAPA COM 13º BRIX (90 LTS)

ESPERAR BAIXAR PARA 6,5º BRIX  ( PODE LEVAR ATÉ 8 HORAS )


SEXTA ETAPA


-          10% DA CAPACIDADE DO ALAMBIQUE  EM GARAPA COM 15º BRIX (90 LTS)

ESPERAR BAIXAR PARA 7,5º BRIX  ( PODE LEVAR ATÉ 8 HORAS )


SÉTIMA ETAPA


-          COMPLETA A DORNA COM GARAPA DE 16º BRIX  E  ESPERA ZERAR.


 (  A CACHAÇA PRODUZIDA DESTA PRIMEIRA LAMBICADA É DE PÉSSIMA QUALIDADE  MAS DEVE SER FEITA PARA LAVAR O ALAMBIQUE )




                                                                                                            
                                                                               Engenho  VIP Ltda.

Categories: ,

69 Responses so far.

  1. Gostaria de saber qual adurabilidade desse fermento em condições ideais e o tempo de fermentação.
    Grato

  2. Bom dia Adriano.

    A durabilidade de um fermento depende de vários fatores como:
    Higiene permanente que implica em desenvolvimento de bactérias,
    Teor de açúcar do mosto que não deve ser maior que 15.5º brix pois acarretam fermentação incompleta e dificultam a multiplicação do fermento ( fungo ),
    Temperatura do mosto que deve estar entre 26 e 31º centígrados, as temperaturas mais baixas diminuem a atividade do fermento enquanto as mais altas favorecem o aparecimento de bactérias.
    Aeração do mosto que deve ser rico em oxigênio.

    Segundo a minha experiência com este fermento caipira, em condições normais dos fatores acima, chegamos a trabalhar com ótima produtividade até por 120 dias.

    Atenciosamente

    Jorge edim

  3. Unknown says:

    Olá Jorge, grato pela resposta.

    Você tem informação sobre a utilização de fermento processado (leveduras selecionadas)?
    - Produtividade
    - Qualidade do Produto
    - Durabilidade do Fermento

    Agradeço antecipadamente

    Adriano Loose - Luna Ind. e Com. de Bebidas ltda

  4. Anônimo says:

    ola, sou iniciante no ramo e estou com algumas dúvidas...para uma alambique pequeno "caseiro" de 20l como posso preparar o fermento caipira? caso baixe para 3 brix na 1 etapa não preciso fazer as demais? sera que consigo fazer uma cachaca de boa qualidade utilizando leveduras usadas para producao de vinho? desde já obrigado

  5. Bom dia,
    Seja bem vindo ao mundo dos destilados.
    Para preparar o fermento caipira você deverá obedecer todas as etapas.
    Nunca usei levedura para vinho no fabrico de cachaça, portanto não posso te orientar sobre o resultado.
    Na minha opinião, para alambiques pequenos você deveria usar fermentos industrializados.

    Atenciosamente
    Jorge Edim

  6. Bom dia,
    Seja bem vindo ao mundo dos destilados.
    Para preparar o fermento caipira você deverá obedecer todas as etapas.
    Nunca usei levedura para vinho no fabrico de cachaça, portanto não posso te orientar sobre o resultado.
    Na minha opinião, para alambiques pequenos você deveria usar fermentos industrializados.

    Atenciosamente
    Jorge Edim

  7. Ola! eu estou começando e quero fazer a primeira alambicada! como faço?

    1- com fermento química ou de padaria?
    2- preparando fermento caipira?
    3- em todos os casos acima eu tenho que ficar oxigenando?

    Lembrado que meu alambique caseiro e de cobre e de 15 Litros!
    Antecipadamente agradeço

  8. Bom dia Luiz,

    Na minha opinião você deve usar o fermento de padaria.

    Preocupe-se com a higiene máxima para evitar fermentação bacteriana.

    Ao moer, deixe que a garapa caia sobre o fermento como se saísse de um chuveiro ou batendo num obstáculo para esparramar em respingos. Esta é a aeração ou oxigenação que uso. A partir daí o mosto deve permanecer em repouso e na temperatura certa entre 23º e 29º.
    Atenciosamente
    Jorge Edim

  9. Ok Jorge! mas se eu quiser fermentar 40 Litros de caldo?, minha dorna e de 50Litros! pode fermentar so numa etapa?
    Luiz

  10. Sem nenhum problema Luiz, desde que você não demore a fazer as três alambicadas pois o álcool vai evaporar e o levedo pode sofrer por falta de açucar.

    Jorge.

  11. Ok Joege!! Valeu suas aulas! muito obrigado

    Luiz

  12. Boa Noite Jamel Edim
    Mais uma 2 perguntinhas! 1- se eu for usar fermento de Padaria, qual a proporção?
    2- precisa ficar mexendo o caldo de cana ou oxigenando durante a fermentação com fermento de Padaria?

    Lembrando que meu Alambique caseiro e de 15 L e a Dorna e de 50 L!
    Agradeço mais uma vez!
    Luiz

  13. Unknown says:

    Eu queria saber se a garapa da cana tiver com mais de 16 de BRIX o que eu faço para abaixar ?

  14. Bom dia Vinicius,

    Aqui mesmo no Blog, clique em Agropecuária > Cachaça e abra o post Padronização do brix.

    Este é o link : http://www.familiaetudo.com/2011/05/cachaca-padronizacao-do-brix.html

    Espero que o atenda.

    Atenciosamente

    Jorge Edim

  15. Anônimo says:

    Jorge,

    Minha fermentação esta durando quase uma semana, o que deve estar errado ?
    minha dorna de 80 litros fica em um ambiente externo, será que é a baixa temperatura?

  16. Anônimo says:

    olá!

    trabalho com dorna de 100 litros
    gostaria de saber como faço para aquecer a fermentação, essa época e muito frio no interior de SP

  17. Tanto para aquecer quanto para esfriar, sempre usei uma serpentina circular de alumínio(com a metade do diâmetro da dorna ) que introduzida na dorna fazia circular água quente ou fria acionada por uma pequena bomba de máquina de lavar.

    Atenciosamente

    Jorge Edim

  18. Unknown says:

    Bom dia, alguém pode me informar como preparar o mosto para produção de aguardente, a partir do açúcar cristal de cana de açúcar, este encontrado no comércio em sacos de 50 kg? É sabido que a fabrica Ypioca produz uma excelente aguardente a partir deste açúcar.
    Tenho dornas de 5.000 litros. E o açúcar, apenas dissolvido em água, não fermenta.
    Atenciosamente,
    Rosálio.

  19. Boa tarde Rosálio,
    Caso você não encontre os materiais para preparar um fermento caipira como ensinado no artigo acima, sugiro que use fermento químico de padaria.

    Atenciosamente

    Jorge edim

  20. Maluco says:

    boa tarde meu amigo me ajudou muito com sua explicação tenho um alambique com capacidade total de 11 lt como devo fazer o corte da cachaça para envelhece-la 3 anos...
    quanto de grau alcoólico ela perde por ano mais ou menos...
    qual a temperatura que deve ser alambicado?
    me ajude por favor e obrigado desde de já

  21. Anônimo says:

    Boa tarde Jorge!
    Tudo bem?
    Estou atrás de um alambique artesanal para produção de cachaça de boa qualidade. Você sabe de algum usado? Você conhece algum fornecedor de boa qualidade?
    Abraço,
    Luiz

  22. Anônimo says:

    Meu e-mail para contato: dantaspaulossi@terra.com.br
    Luiz C.Dantas

  23. Unknown says:

    tenho um alambique de dez litros,qual a quantidade de fubá vou usar pra dez litros de caldo de cana?

  24. Anônimo says:

    Melhor é o Fermento Fleischmann - inicia-se o fermento com 5 lts de garapa e um tablete de 250 grs de fermento. Quando estiver no auge da fermentação - acrescentar 80 litros - quando estiver no auge da fermentação acrescentar 200 lts. No auge da fermentação transferir para uma Dorna de 8.000 lts esperar zerar e uniciar a distiliação - separando sempre 10% para nova fermentação de 8.000 lts.

  25. Unknown says:

    mais ai depois de zerar o brix, as "bacterias" q fazem a fermentação vao ir para o fundo da dorna, como vou saber a quantidade que vai ficar no fundo da dorna para não levar as bacterias da fermentação para o destilador?

  26. Quero fermentar 10 litros de garapa qual o tanto de fermento químico devo usar e quanto leva pra ficar pronto??

  27. Unknown says:

    na segunda etapa é os 90 litros de garapa mais a água para abaixar o brix?

  28. Bom dia, gostaria de ajuda na seguinte divisão: Em uma dorna de 25 lts, qual a quantidade p manter o pé de cuba, a seguir o mosto p destilar? Agradeço antecipadamente,
    Cordialmente,
    Rubens

  29. jader says:

    Ola .no caso de fermento de padaria ,qual a porcentagem q devo usar . Obrigado .

  30. Unknown says:

    Bom dia preciso de uma ajudinha pois fiz o fermento como na formula mas o brix não abaixa queria saber o porque
    desde ja agradeço


  31. Unknown says:

    Bom dia preciso de uma ajudinha pois fiz o fermento como na formula mas o brix não abaixa queria saber o porque
    desde ja agradeço


  32. Unknown says:

    Bom dia preciso de uma ajudinha pois fiz o fermento como na formula mas o brix não abaixa queria saber o porque
    desde ja agradeço


  33. Unknown says:

    Boa noite gostaria se saber, quantos porcento do vinho que vai para o alambique, pode ser extraido para consumo(coração)...
    Ex.: 100L vinho, quantos % desses 100L vai ser a cabeça, quantos % vai ser o coração, quantos % vai ser a calda e quantos % sobra de vinhoto??
    Obrigado

  34. Unknown says:

    Boa noite gostaria se saber, quantos porcento do vinho que vai para o alambique, pode ser extraido para consumo(coração)...
    Ex.: 100L vinho, quantos % desses 100L vai ser a cabeça, quantos % vai ser o coração, quantos % vai ser a calda e quantos % sobra de vinhoto??
    Obrigado

  35. jean says:

    Boa tarde

    Para 10 lts de garapa devo utilizar quanto de fermento de padaria ?

  36. Este comentário foi removido pelo autor.
  37. Boa tarde, Estive off line por muito tempo e tentarei responder a todos:
    Maluco: Normalmente a produção é de 10% do volume do alambique e a temperatura do mosto é de 28º para fermentação. A temperatura para destilação eu não sei.

    Luiz C Dantas: Não sei quem vende

    Gleison Rodrigues: Ver ingredientes no artigo acima.

    Luciano Reis: O pé de cuba é de 20% do volume da dorna de fermentaç~cao

    Débora: Nunca usei fermento químico, por tanto ficarei te devendo , pois não sei.

    Guilherme Souza: Os 90 litros já é da mistura garapa e água com 8º brix.

    Rubens: O pé de cuba é sempre de 20%.

    Jader: Nunca usei fermento químico, por tanto ficarei te devendo , pois não sei.

    Mecanica: Acho que sue mosto está contaminado por bactérias. A fermentação tem que ser fúngica. Neste caso sugiro fazer outra com muito cuidado com a higiene desde a moagem.

    Felipe Guedes: O primeiro 1% do destilado é veneno, deve voltar para o alambique no dia seguinte. os outros 9% do destilado é cachaça. O coração é o que está entre 21 e 19 graus cartie.

    Jean: Nunca usei fermento químico, por tanto ficarei te devendo , pois não sei.

    Obrigado a todos e mil perdões pelo tempo off line.

  38. Unknown says:

    Confesso que fiquei encantado com o processo de fabricação da cachaça, não tinha a menor ideia de como era produzido, somente que era derivado da cana de açúcar. Agora também estou com vontade de produzir minha própria cachaça em casa, assim que me estabilizar financeiramente pretendo investir em um mine alambique!! grassas as explicações do mestre Jamel Edim.

  39. Unknown says:

    eu refis o fermemto e deu certo
    muito obrigado

  40. Unknown says:

    Olá sou produtor iniciante durante destilação inicial as 10 primeiras joga a Cachaça fora como sei que a Cachaça está boa para ser armazenada e não precisa jogar fora como sei que. O alambique está limpo

  41. Amigo como posso fazer cachaça a partir de melaço de cana de açúcar?

  42. Unknown says:

    Estou usando fermento de padaria, mas o Brix não quer zerar. O que fazer

  43. Unknown says:

    Como colocar o fermento de padaria na forma. Estou sem saber como proceder para o fermento fazer acao

  44. Unknown says:

    minha fermentaçaõ esta demorando uma semana so agora o brix esta zerando posso destilar assim mesmo

  45. Unknown says:

    minha fermentaçao esta demorando uma semana so agora o brix esta zerando, posso destilar assim mesmo ?

  46. Unknown says:

    Boa noite posso usar fubá como fermento
    Como faço e qual a quantidade que devo usar

  47. Unknown says:

    A segunda , a rqeceira , a quarte e demais etapas, tem que ser com cana moida na hora ou posso aproveirar a sobra da primeira etapa só que azeda .

  48. Unknown says:

    Poço colocar arroz ao invés de farelo de arroz para fazer o fermento caipira?Tudo na mesma proporção?

  49. Bom dia
    Você não respondeu uma pergunta sobre fazer Cachaça utilizando açúcar cristal.
    Poderia responder ?
    Obrigado
    Paulo
    Poderia

  50. Unknown says:

    Boa noite sou fabricante de cachaça mas minhas formas ficam fermentado com o fubá por cima e correto o que devo fazer para ficar só o fermento

  51. Unknown says:

    Oi meu nome é jhonathan
    Minha pergunta é tenho 3 dorna de 400L eu tenho que fazer isso nas 3 ou faço em uma dorna e depois dividido o pé de cuba para as 3

  52. Unknown says:

    Oi meu nome é jhonathan
    Minha pergunta é tenho 3 dorna de 400L eu tenho que fazer isso nas 3 ou faço em uma dorna e depois dividido o pé de cuba para as 3

  53. Já que você terá que fazer o volume para as 3 dornas, minha sugestão é que você faça nas 3.
    Atenciosamente

  54. Com quantos dias deve ser retirado as lascas de cana que foram colocadas pra forrar o fundo da dorna de fermentação?

  55. Logo após a sétima etapa. Quando continuará a completar a dorna com garapa de 16 graus brix. Feliz 2021.

  56. Unknown says:

    Eu tenho um alambique de 340 litros pra vender ele é com serpentina

  57. Unknown says:

    Pode ser a temperatura

  58. Unknown says:

    Pode sim eu já fiz só q quando eu fiz eu comecei o fermento com caldo de cana aí qu

  59. Unknown says:

    Aí quando alambiquei a primeira vez comecei usar o açúcar cristal diluído em água

  60. Obrigado e um feliz 2021 também pra vocês.

  61. Boa tarde, a minha fórmula foi feita com fubá industrial da York comprado em supermercado mas não deu certo, embora tenha seguido suas orientações. Não fiz o fubá com o milho natural, será que o problema foi o fubá industrial?

  62. Anônimo says:

    Tenho uma dorna de 200 litros. Dava para fermentar só com fermento de padeiro ou devo acrescentar mais alguma coisa. Obrigado

  63. Boa noite. Somente o fermento químico ou de padeiro basta. Mas você pode fazer seu próprio fermento e ganhar muito em qualidade

  64. Unknown says:

    Obrigado pela pronta resposta.

  65. Unknown says:

    Ola. Eu preparei o fermento, meti o caldo fermentando ha ja 10 dias (16 ° brix). Parece parado mas com atensao ainda ve bolhas pequeninas a sair.medi o brix ainda esta a marcar 5°. Pergunta: ainda esta a fermentar?

  66. Enquanto não zerar o brix tem fermentação.
    Algo está muito errado pois se o fermento está pronto o caldo com 16 brix deve zerar em 24 horas para ir ao alambique.

  67. Unknown says:

    Obrigado. Vou ver então o que se passa. É a primeira vez que faço isso pode ser que ja tenha perdido o meu cardo. Mas vou continuar tentando. Valeu pelas dicas.

Leave a Reply

    Seguidores