Pesquisa de Frederico Andrade Tomich em agosto de 2013.
Olá, Jorge!
Estive pesquisando sobre os Vermeulen e gostaria de trocar algumas informações com você.
Sobre a chegada dos Vermeulen ao Brasil:
Chegada na Colônia Militar do Urucu:
Em junho de 1858, segundo um relatório da Companhia do Mucuri, chegaram 162 imigrantes holandeses e belgas no porto de São José do Porto Alegre na foz do rio Mucuri. Das quinze famílias holandesas registradas em listas brasileiras, duas não aparecem na lista de emigrantes de Zeeland: as famílias de Abraham Jonker e de Adriaan de Jong.
Brouwer Gerhardus 41 anos N.H. Renesse, com esposa e 6 filhos
Hagesteyn Jacob 39 anos N.H. Bommenede, com esposa e 5 filhos
Koole Anthony 29 anos N.H. Zonnemaire, com esposa e 1 filho
Koole Cornelis 37 anos N.H. Zonnemaire, com esposa e 6 filhos
Krijgsman Leendert 44 anos N.H. Renesse, Kaatje e 4 filhos
Maas, van der, Pieter 38 anos N.H. Schouwen, com esposa Joana e 2 filhos
Ree, van der. Jan 37 anos N.H. Zierikzee, Roks Dina e 5 filhos
Slabbekoorn Hendrik 35 anos N.H. Kruiningen, com esposa e 5 filhos
Turelure Jan 43 anos N.H. Nieuwerkerk Syrier, Johanna e 4 filhos
Vermeule Hubrecht 60 anos R.K. Schore, com esposa e 4 filhos (deve ser o pai de Joanna Vermeulen)
Vermeulen Marinus 32 anos N.H. Kruiningen, com esposa e 2 filhos (deve ser irmão de Joanna Vermeulen)
Wagemaker Andries 31 anos, ber.: stamper meelstoof N.H.Bommenede, Kaale Cornelia e 3 filhos
De With Jacob 40 anos N.H. Noordwelle com esposa e 4 filhos
Consegui cópias do registro de casamento de Marinus Vermeulen (casado com Eugenia Hendrikz). Veja dados a seguir:
noivo: Marinus Vermeule
Local de nascimento: Ovezande
idade: 25
ocupação: trabalhador
Pai do noivo: Hubrecht Vermeule
ocupação: trabalhador
Mãe do noivo: Elisabeth Raven
ocupação: trabalhador
Bride: Eugenia Hendrikz
Local de nascimento: Clinge (Bélgica)
idade: 23
ocupação: criada
Pai da noiva: Joannes Franciscus Hendrikz
ocupação: trabalhador
Noiva Mãe: Coleta Lernoud
ocupação: trabalhador
evento: casamento
data: sexta-feira, 11 fevereiro, 1853
local: Kapelle
Também consegui cópia do registro de nascimento de Joanna Vermeulen (a data difere da que você tem na árvore genealógica). Veja os dados a seguir, analise e avalie se pode ser mesmo a nossa Joanna Vermeulen. Os nomes dos pais parecem conferir, se considerarmos um eventual erro de grafia no registro (Hubregt em vez de Hubrecht). Este nome também difere daquele que tem na árvore (Humbertus), mas acho provável variações dependendo da fonte.
criança: Joanna Vermeulen
sexo: mulher
Local de nascimento: Ovezande
data de Nascimento: domingo, 18 de abril, 1830
pai: Hubregt Vermeulen
idade: 29
ocupação: trabalhador
mãe: Elisabeth Raven
evento: nascimento
data: domingo, 18 de abril, 1830
local: Ovezande
Tipo de Documento: BS Nascimento
Patrimônio da Instituição: Zeeland Zeeland Arquivos Arquivos
Ajuste de lugar: Middelburg
Área de coleta: Zeeland
Arquivo: 25
registro: MTC-G-1830
Número do documento: 15
registro: 18 de abril de 1830
local: Ovezande
Encontrei mais registros de nascimento de filhos do casal. O relato que consegui mencionava 4 filhos. Encontrei registros de três filhos: Jacob Vermeulen, nascido em 16 de julho de 1824, em Ovezand, Zeeland, Holanda;Ian Vermeulen, nascido em 28 de janeiro de 1826, na mesma localidade;Joanna Vermeulen, nascida em 18 de fevereiro de 1830, na mesma localidade);e o registo de casamento de Marinus Vermeulen, no qual menciona a idade de 25 anos, o que indica que deve ter nascido em 1828. Não encontrei o registro de nascimento dele.
Fiquei na dúvida sobre a existência de outro filho, pois o Martinus já era casado e foi mencionado separadamente. Era usual listar apenas o nome do chefe de família e o número de dependentes do chefe. Temos uma brecha de informação aqui.
Ainda sobre o nome do pai (Hubrecht), a grafia também aparece como Hubregth, mas ele assina os registros como Hubertus (assim mesmo, sem M antes do B).
Sobre o nome Rafen (Raven), imagino ser uma adaptação da grafia em função da pronúncia. Para nós de língua portuguesa, a pronúncia do V na palavra original se parece mais com a nossa pronúncia do F.
Você tem uma data completa para o nascimento da Johanna Vermeulen na sua árvore (20 de Mar de 1837), o que difere muito da data do registro que encontrei (18 de fevereiro de 1830). São sete anos de diferença. De onde obteve a data? É uma fonte que admitiria um possível erro de tantos anos? Pode ter sido um erro ao transcrever a informação obtida?
Além disso, temos a grafia do nome. O registro apresenta Joanna, sem o H que aparece na sua árvore. Nos muitos registros que visualizei, ocorre tanto Joanna como Johanna, mas parece que a primeira forma era mais comum.
Sobre a data de falecimento do Hubrecht Vermeulen, parece que ele morreu no mesmo ano em que chegaram ao Brasil. No mesmo local que consegui a lista dos holandeses que vieram para o Mucury diz que eles teriam desembarcado em junho ou julho de 1858.
Em outro lugar do texto há a informação de que a Elisabeth (Raven) Vermeulen já era viúva apenas sete meses após a chegada ao Brasil, assim como outras três mulheres do grupo. Ele teria sido um dos muitos holandeses do grupo que morreram pouco tempo após chegarem aqui, pelas razões que sabemos.
No wikipedia tem o brasão da cidadezinha de Ovezand, onde teria nascido a Joanna Vermeulen. Também consegui brasões dos Vermeulen, mas são quatro variações e não sei qual poderia estar associado à região de origem do Vermulen que vieram para o Brasil. Seria preciso buscar mais informações.
Jorge, se ainda não conhece, dê uma olhada nesse livro: http://www.ape.es.gov.br/pdf/Os_Capixabas_Holandeses_portugues.pdf LIVRO EM .PDF Acho que é um documento que vale ser inserido ou, pelo menos, mencionado nos perfis dosVermeulen nas nossas árvores genealógicas. Na página 33 começa um relato sobre a imigração holandesa para a Colônia Militar do Urucu.
Na página 39:
"No dia 27 de janeiro de 1859, meio ano depois da chegada dos Zeeuwen, chega ao porto de São João de Porto Alegre o médico e naturalista alemão Dr Robert Avé-Lallemant. Ele encontra trinta colonos fugindo, alguns já morrendo."
Na página 40 tem a informação sobre as 4 viúvas quando da visita do Dr. Lallemant, incluindo a Elisabeth Vermeulen. Portanto, o Hubrecht Vermeulen teria morrido entre julho de 1858 e janeiro de 1859. "Sete meses após a chegada dos 162 holandeses e belgas, 36 já
haviam morrido. Quatro mulheres já eram viúvas: Cathrina Krijgsman, Elisabeth Vermeulen, Cornelia Wagemaker e a já mencionada Johana de Cornelis Koole. A família Jacob Hagestein de Bommenede tinha sete pessoas quando partiram e em 1862 cinco haviam morrido."
Na página 42:
"Alguns nomes de famílias holandesas ainda vivem no vale do Rio Mucuri, às vezes com pequenas modificações: Brouwer, Colen (Koole), Hoogestein(Hagesteyn), Jonker, Krijgsman, Vandermaas (van der Maas), Vanderree (van der Ree), Vermeulen, Wagemaker." Nas páginas 127 e 128, está a relação das famílias que chegaram à Colônia Militar do Urucu (aquela que enviei em mensagem anterior). Nas páginas seguintes podem ser vistos outros Vermeulen que desembarcaram em outros locais (Espírito Santo e Rio Grande do Sul), mas não deviam ser parentes próximos dos Vermeulen da nossa região. Pelo menos a indicação da área de origem é diferente, apesar de não serem regiões muito distantes, mesmo porque a Holanda é um país relativamente pequeno. Além dessas informações, o livro traz um relato que é comum com relação à situação dos imigrantes daquela época. Também tem informações sobre a origem da colonização da nossa região que podem enriquecer o conjunto de dados que já temos.
Pesquisei um pouco mais, usando variações de nomes e de localidades. Consegui mais nomes, inclusive a localização de outra filha do casal com o nome Johanna, nascida em 1837. Esta deve ser a filha que veio para o Brasil. Imagino que a Joanna deve ter falecido por lá e deram o mesmo nome (ou quase o mesmo) para outra filha. Alguns são registros de nascimento e outros de falecimento. Veja abaixo o que consegui até agora. Ainda vou organizar os arquivos de imagens e conferir as informações. Também localizei registros escritos (não tenho imagens) da emigração de Huibregt e
Marinus, coincidentes com as informações que já tínhamos. Há também um registro censitário informando o ano e o local de nascimento da Elisabeth Raven (censo de 1811, informando 1804 como ano de nascimento). Pelos diversos registros de nascimento dos filhos, Huibregt deve ter nascido mesmo em 1801 (provavelmente em Ovezande, mas ainda não é possível confirmar). Assim que tiver tudo traduzido e conferido repasso para você. 1. Huibregt Vermeulen nasceu em 1801 em Ovezande, Zeeland, Holanda e morreu em 1858 em Epaminondas Otoni, Carlos Chagas, MG, Brasil. Ele casou com Elisabeth Vermeulen [Raven]. Elisabeth nasceu em 1804 em Ovezande, Zeeland, Holanda e morreu em Epaminondas Otoni, Carlos Chagas, MG, Brasil.
Filhos de Huibregt Vermeulen e Elisabeth Vermeulen [Raven] i. 2. Tannetje Vermeulen nasceu em 1823 em Heinkenszand,
Zeeland, Holanda e morreu em Mai 20, 1836 em Heinkenszand, Zeeland, Holanda.
ii. 3. Jacob Vermeulen nasceu em Jul. 16, 1824 em Ovezande, Zeeland, Holanda e morreu em Mai 26, 1836 em Ovezande, Zeeland, Holanda.
iii. 4. Jan Vermeulen nasceu em Jan. 28, 1826 em Ovezande, Zeeland, Holanda e morreu em Mai 27, 1836 em Heinkenszand,Zeeland, Holanda.
iv. 5. Marinus Vermeulen nasceu em 1828 e morreu em Brasil. v. 6. Joanna Vermeulen nasceu em Abr. 18, 1830 em Ovezande, Zeeland, Holanda e morreu em data desconhecida.
vi. 7. Cornelis Vermeulen nasceu em Set. 28, 1832 em Heinkenszand, Zeeland, Holanda e morreu em Mar. 13, 1838 em Heinkenszand, Zeeland, Holanda.
vii. 8. Aalbregth Vermeulen nasceu em Dez. 15, 1834 em Heinkenszand, Zeeland, Holanda e morreu em data desconhecida.
viii. 9. Johanna Vermeulen Sommerlatte nasceu em Abr. 25, 1837 em Heinkenszand, Zeeland, Holanda e morreu em Mai 13, 1914 em Epaminondas Otoni, Carlos Chagas, MG, Brasil.
ix. 10. Antonia Vermeulen nasceu em Set. 9, 1839 em Heinkenszand, Zeeland, Holanda e morreu em data desconhecida.
x. 11. Jacob Vermeulen nasceu em Out. 24, 1842 em Ovezande, Zeeland, Holanda e morreu em data desconhecida.
xi. 12. Adriana Vermeulen nasceu em Mar. 8, 1845 em Heinkenszand, Zeeland, Holanda e morreu em data desconhecida.
Abraço.
Frederico Andrade Tomich.
MUITO OBRIGADO MEU AMIGO FRED.