SITES IMPORTANTES


RIO GRANDE DO SUL

Consulte a Páginas de Famílias do RS do Projeto Imigração Alemã e procure alguém que esteja pesquisando a região onde teu antepassado se estabeleceu no RS.

Visite o Arquivo Histórico do RS no antigo prédio dos correios na Praça da Alfândega em Porto Alegre - além do ótimo atendimento possui uma ótima biblioteca de genealogia e as listas de passageiros dos navios que chegaram ao RS (não contém todas, algumas se perderam), além disso contém registros de terras e outros importantes documentos.

Visite o Arquivo Público do RS na Rua Riachuelo que contém inventários, processos judiciais de várias épocas e os registros civis a partir de 1889, entre outras coisas).

Vá até o Museu Visconde de São Leopoldo em São Leopoldo -  que também tem uma boa biblioteca - marque hora e confirme horário de abertura antes de visitar.

Visite também o INGERS - Instituto de Genealogia do RS que congrega os genealogistas gaúchos, tem uma boa Biblioteca e banco de dados de famílias.

Cadastre-se na lista de discussão de genealogia do RS, a RS-GEN, e  entre em contato com a nata dos genealogistas gaúchos.

RIO DE JANEIRO

Consulte as Páginas de Famílias Fluminenses que se encontram no Projeto Imigração Alemã e procure alguém que esteja pesquisando a região onde seu antepassado se estabeleceu no RJ.

Contate o Instituto Histórico de Petrópolis ou procure seu antepassado entre as várias páginas do site.

Visite o Colégio Brasileiro de Genealogia que fica na cidade do Rio de Janeiro, consulte a biblioteca ou algum de seus sócios especialistas em genealogia.

Visite o Arquivo Nacional no Rio, onde entre outros documentos, estão armazenadas diversas listas de passageiros.

SANTA CATARINA

Consulte as Páginas de Famílias Catarinenses que se encontram no Projeto Imigração Alemã  e procure alguém que esteja pesquisando a região onde seu antepassado se estabeleceu no SC.

Se seu antepassado se estabeleceu na Colônia Dona Francisca entre em contato com o pesquisadores de Sao Bento do Sul..

Inscreva-se na lista de genealogia de SC ( SC-GEN ) ou na lista de Imigração Alemãe contate outros genealogistas da mesma região.

SÃO PAULO

Consulte as Páginas de Famílias Paulistas que se encontram no Projeto Imigração Alemã  e procure alguém que esteja pesquisando a região onde seu antepassado se estabeleceu em SP.

Visite na cidade de São Paulo o Instituto Martius-Staden que tem uma boa bibliografia sobre imigração alemã - além de um fichário com informações sobre alemães no Brasil que engloba inclusive outros estados

Visite também em São Paulo o Museu da Imigração no Memorial do Imigrante - tem um banco de dados informatizado onde é possível buscar as pessoas que se estabeleceram no estado de SP segundo o sobrenome.

Visite o Arquivo do Estado com sua grande coleção de documentos diversos.

ESPÍRITO SANTO

Consulte as Páginas de Famílias Diversas que se encontram no Projeto Imigração Alemã  e procure outras páginas de famílias no ES.

Visite a página do Arquivo público do ES - possui imagens online de vários contratos de imigração, classificados por sobrenome.

PARANÁ

Consulte as Páginas de Famílias Diversas que se encontram no Projeto Imigração Alemã  e procure outras páginas de famílias no PR.

Visite a página do Arquivo público do PR - possui imagens online de vários contratos de imigração, classificados por sobrenome.

Visite o site do Arquivo Histórico do PR  que permite busca de quase 100 000  imigrantes que chegaram no Porto de Paranguá no século XIX .




Fonte:  Projeto Imigração Alemã

Categories: ,

Leave a Reply

    Seguidores