Origem da Família Taroni



Na nossa pesquisa as primeiras famílias Taroni aparecem, embora com grafia original, ( Tairono, Tajrono )codigo de Carate, esta documentado em um pergaminho onde estão listados os proprietários de terras doadas pelo bisbo Valperto nas comunidades de Laglio e Carate, situadas na margem esquerda do Lago di Como, na região da Lombardia, no norte da Itália, por volta do século VIII no ano de 760 dc.
A raiz etmológica no nome vem do verbo “Lombardo tara” ( bater , mexer ), acrescentado do sufixo “Taron” ( grande calibre), a origem pode também vir do rio Taro, que atravessa a provincia de Parma e o nome Taronius, já se encontrava nos mapas medievais segundo, L. PARABOSHI em Sobrenomes da Emilia Romagna 1995, p 178.
O nome se refere aos homens acostumados a grandes tarefas ou batalhas, características principais dos homens membros do Clube dos Taroni.
Surgiu na Lombardia um dito popular que dizia: “Não tema os relâmpagos e trovões, mas cuidado com o Clube di Taroni.
O Sobrenome Taroni, emigrou para várias cidades italianas, Milão, Como, Urio Carate, Domaso, Talamona, Emília Romagna, Bologna, Ferrara , Ravenna, Cesena, Lugo e Faenza, e depois para algumas partes do mundo como Colônia Militar do Urucú no estado de Minas Gerais no Brasil. Na cidade de Valenza, encontra-se documentos de uma família Taroni que recebeu Título de nobreza no século XIX. Um tenente coronel, Leão Taroni, foi prefeito de Bolonha. George Taroni, recebeu em 1746, o título de Conde Palatino no Palacio de Roma.
Um Taroni muito famoso, principalmente, entre os amantes de quebra-cabeças, foi Joao Batista Taroni, Bolognese, padre, estudioso e autor de “Cem nos para desatar”, uma coleção de cem enigmas. Ele viveu entre os seculos XVII e XVIII e morreu em Bologna em 8 de abril de 1727 e foi enterrado na igreja dos padres.

Palamede Taroni, veio para o Brasil em 1864 e seu irmão Giussepe Igino Taroni no mesmo ano foi para a Argentina e deixaram duas irmãs na Itália, Ester que era cantora de ópera e Edvige Clotilde Taroni Ferraro. As filhas nasceram em Domaso, terra do pai e os dois rapazes, em Talamona na região do Lago di Como, divisa com a Suissa.

Assim que chegou no Brasil, Palamede encaminhou-se para o Santa Clara, divisa de Espiríto Santo e Bahia, onde fora construida a primeira estrada de rodagem do Império. " Estrada Santa Clara, que fora projetada por Teóphillo Benedicto Otôni, para ligar a cidade do Serro - MG ao oceano Atlantico. Em Santa Clara, conheceu a órfã, Adelle Malugani, nascida também no Lago di Como e que perdera os pais na viagem de vapor para o Brasil e fora criada pela família de Julius Haueisen, Casaram-se e foram viver na Colônia Militar do Urucú , hoje Epaminondas Otôni - MG. Na ocasião esta colônia recebia grande número de colonos por ser um ponto estratégico para o comércio, pois era parada obrigatória entre o porto e a Nova Philadélfia, hoje Teófilo Otôni.

Palamede vivia com sua família, numa casa situada do lado esquerdo do lote onde José Benigno do Rosário veio construir a casa grande, na rua principal da Colônia Militar do Urucu,hoje, Epaminondas Otoni - MG.
Numa Tarde, chegando cançado, do trabalho árduo, tratou de colocar um bornal ( Sacola de pano com alça ) cheio de milho, na boca do seu cavalo. Este método é usado para alimentar os animais de serviço, sem que os pequenos animais concorrecem com a ração diárias daqueles que trabalhavem de sol a sol.
Uma porca, de propriedade do vizinho, começou insistentemente a tentar rasgar o bornal, que sabia cheio de milho. Palamede, numa atitude corriqueira de proteção ao alimento do seu cavalo, espantou a mesma de forma enégica, fazendo-a correr para longe, com os grunhidos histéricos característicos dos porcos.
O dono da porca, tomou as dores do animal e cego de raiva, pegou uma espingarda e atirou a queima roupa, matando Palamede, que era vizinho e patrão.


 Talamona- Cidade natal de Palamede Taroni



Epaminondas Otôni - MG
Epaminondas Otôni em 1930

6 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Olá, sou Armando Tarone, o pai de meu avô emigrou da Itália para a Argentina junto com um irmão que, porém, resolveu desembarcar do navio em terras não conhecidas do Brasil. Posteriormente a familia do meu bisavô emigrou da Argentina para São Paulo, mas nunca mais souberam do paradeiro do irmão que desembarcou no Brasil.
    Se tiver mais notícias gostaria de saber se seria o mesmo irmão de meu bisavô para conheceer melhor nossos antepassados.

  2. Boa tarde Armando, É um prazer comunicar com você. Se seu avô se chamava Giussepe Igino Taroni, resta poucas dúvidas de que seja o irmão do meu bisa Palamede.
    Temos um site da nossa árvore genealógica com muitas fotos e histórias da família.
    Visitei toda a região do Lago de Como pesquisando sobre nossos antepassados.
    Por favor me envie seu E-mail para que eu possa inscrever como membro, assim você terá acesso irrestrito ao site.
    Você pede acessar o site através do Link "Nossa árvore genealógica" do menu principal deste blog ou acessar o perfil do Palamede neste endereço. https://www.myheritage.com.br/person-10000614_151531791_151531791/palamede-alberto-pio-taroni

    Estamos a suas ordens e será um prazer incluir sua família, caso seja descendente do Giusepe.

    Atenciosamente

  3. Victor tarone says:

    Ola, sou victor, quem encontrou o seu texto e sobrinho do Armando, se vc também puder colocar meu e mail ficaria muito feliz,
    Victortarone@hotmail.com
    Muito obrigado
    Até, Victor

  4. Joci Capotorto says:

    Olá alguém tem algum dado de Luiz Taroni? Ele foi casado com Penélope Tucci estou em busca do local de nascimento

  5. Daniel says:

    Olá, sou bisneto de Giacomo Taroni, de Ravena, cujo é filho de Luigi Taroni e Maria Sasdelli. Será que somos da mesma árvore?

  6. Unknown says:

    Olá,Sou Jeane Tirone e sou bisneta de Querubina Tirone , estou iniciando a buscar minha descendência mas infelizmente os que poderiam me ajudar com informações já não estão vivos . Alguém que possa me dar um norte em como iniciar?

Leave a Reply

    Seguidores